domingo, 18 de fevereiro de 2018

Treze minutos

(Catarina - Capítulo 1)

Catarina saindo do hospital com o lacinho de
perua, presente das enfermeiras e técnicas da UTI.

Em 13 minutos a Alemanha fez 4 gols no Brasil, Kelly Slater tirou duas notas 10 no Taiti, 2.340 pessoas nasceram no mundo, outras 1.326 morreram. Esse foi o tempo que o coração da Catarina levou pra voltar a bater, que o pulmão dela demorou pra oxigenar o resto do corpo. Em 13 minutos a minha filha renasceu. 

Era 24 de dezembro. Eu cheguei em casa com o peixe que prepararia pra ceia. A Patrícia disse que sentia uma dorzinha na barriga de 32 semanas de gestação. A dor aumentou. Dentro do carro, a caminho do hospital, o tormento ficou insuportável. 

Fábio Califre, o médico de plantão, não conseguiu escutar o coração da nenê. Correu pro ultrassom e percebeu um leve movimento cardíaco. "Tá de bradi, tá de bradi, prepara o centro cirúrgico imediatamente!". Catarina estava com bradicardia. O coração batia muito fraco, quase parando. Correria no hospital. Patrícia recebeu anestesia, mas não dava tempo pra esperar o medicamento agir. Ela sentiu a dor do corte na barriga. Ficou firme. A mim restava segurar a mão da segunda mulher mais corajosa do mundo naquele momento. A primeira era a Catarina.

Catarina foi retirada da barriga da mãe às 16h12 da véspera do Natal. Não chorou, não respirou, não se mexeu. O coração não batia mais. O teste de Apgar é uma escala de zero a 10 para avaliar a vitalidade do recém-nascido. O Apgar da minha filha era zero. 

Na sala ao lado da do parto, três médicos tentavam reanimá-la. Usaram todas as técnicas possíveis pra trazê-la de volta. Foram 13 intermináveis minutos até Catarina voltar a respirar. O médico me perguntou se eu sabia o que uma reanimação de 13 minutos significava. Eu achava que sabia. Ele me disse que não podia me prometer nada, apenas que o hospital faria o melhor possível. Quem daria a resposta seria a própria Catarina. Na realidade, ela já havia dado.  

Eu só entendi essa resposta de madrugada, na UTI, quando a bebê começou a se mexer. Frenética, ela batia as mãos na infinidade de eletrodos, tubos e acessos grudados naquele corpinho de 40 centímetros. Ela tinha decidido viver.   

Foi difícil. Em 55 dias de UTI e dois de semi-intensiva, Catarina levou mais de 100 picadas. Recebeu quase uma dezena de transfusões de sangue. Enfrentou insuficiência renal, problema no fígado e anemia. Pegou uma bactéria, que gerou infecções no tórax e na perna. Passou por dois ciclos longos de antibióticos, tomou remédios fortes. Teve, pelo menos, uma convulsão. Sofreu uma hipoxia-isquemia e uma hemorragia no cérebro. Superou tudo.  Entrou na UTI com 1,405 kg, caiu para 1,2 kg e saiu com 2,2 kg.

Na semana passada, ela passou por uma ressonância magnética no cérebro. Os médicos sempre foram muito competentes e realistas. Nenhum deles se arriscava a dizer que nossa filha teria alta sem sequelas. Eu me preparei pras consequências.  

Sabe de nada, inocente! A ressonância mostrou que todas as lesões cerebrais foram absorvidas pelo organismo. Hoje, estamos indo pra casa. Temos uma maratona de acompanhamentos pela frente com fisioterapeuta, fonoaudiólogo, pediatra, cardiologista, neurologista, ortopedista, otorrinolaringologista e mais alguns “istas” que eu devo ter esquecido de citar. Mas, fora um exame que detectou algo diferente na audição (pode ser imaturidade devido ao nascimento prematuro), não há nada que indique um problema futuro. 

Bora, filha. Esse foi só o primeiro capítulo de um livro enorme e nada entediante que você começou a escrever. Aqueles 13 minutinhos, aqueles 57 dias não foram nada. Você ainda tem a vida inteira pra continuar me ensinando um monte de coisas.   


Por Romeu Piccoli

29 comentários:

  1. Em 12 anos de UTI Neonatal, digo que esses pitoquinhos, quanto menores, mais surpreendem. Muita saúde à Catarina e aconselho Romeu e esposa a nem se matricular em academia, prq prematuros são espoleta, correr atrás dela será triatlon diário.
    Muitas felicidades e que Deus os abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Que texto lindo, a história de Catarina é comovente e linda ao mesmo tempo...um ser tão indefeso mostrando ao mundo sua capacidade de lutar pela vida. Que seja assim sempre, de opinião, batalhadora e vencedora em tudo na vida. Parabéns pra vocês pais guerreiros e em especial pra ela...que chegou ao mundo nos dando uma lição dessa grandiosidade.

    ResponderExcluir
  3. vocês são inspiração. uma vida maravilhosa os espera, agora junto da pequena guerreira Catarina. um abraço bem apertado da amiguinha de UTI Neo Aurora e seus papais, Leo e Patricia.

    ResponderExcluir
  4. Lindo texto. Nada se compara ao amor que sentimos por um filho!Força Catarina... força Patricia e Romeu.

    ResponderExcluir
  5. Como uma história tão distante territorial, nos aproxima em oração e carinho! Deus seja louvado. Vai Catarina, para casa com teus melhores amigos. Eles te protegerão sempre e te orientarão a seguir em frente. Ficaremos aqui, pelo mundo, torcendo por ti. Papai do Céu sempre te proteja. Com carinho: mais uma Píccoli que ficará orando para tudo dar certo.

    ResponderExcluir
  6. A fé, a perseverança e o amor podem superar tudo principalmente se tiver Deus ao lado!
    Deus os abençoe, aliás, já os têm abençoado...
    É e será um lindo testemunho!
    Deus seja louvado!!!

    ResponderExcluir
  7. Emocionante, o milagre da vida, a luta por ela, presente do Pai Celestial. Sua pequena é vitoriosa, guerreira e já vem com promessas. Promessas de alegrias e felicidades mil, orgulho, exemplo, amor infinito. Nada mais, senão desejar todo amor do mundo para papai e mamãe, lógico, família também! Que Deus, na sua infinita bondade, abençoe esta criança bem como todos vocês! Um beijo grande em vossos corações.

    ResponderExcluir
  8. Romeu, termino de ler seu relato aos prantos, de tensão pela sua história e pelas minhas lembranças mas também de felicidade pela vitória da Catarina. Revivi os meus piores momentos, os mais terríveis de toda minha vida com seu texto. O meu filho, assim como Catarina tbm foi reanimado, seu apgar era 1, sofreu 3 paradas cardiorrespiratórias, mas era parto normal, no tempo normal de gestação, porém demorado. Ele tinha 4kg, o que faz muita diferença, então sua recuperação foi rápida, apenas 1 dia de UTI e em 3 dias estava saindo do hospital. Mas o início também foi de separação, e isso é a pior dor para uma mãe, quem ficou quase 1 mês lá fui eu, tive choque hipovolêmico, pois perdi todo sangue do corpo numa hemorragia e fiquei 5 minutos sem nenhum sinal vital. assim como Catarina fui ressuscitada tbm e tive muitas complicações: insuficiência renal, passei por varias hemodiálises, trombose no braço esquerdo, várias infecções sevaras, no aparelho respiratório e urinário, cirurgias, cheguei à sepse. A embolia pela Trombo era o maior risco e as sequelas eram o nosso maior pesadelo. A recuperação foi bastante lenta, achei que eu nunca mais iria andar firmemente como antes, foram meses de reaprendizado. Romeu, falei tudo isso porque vivi de perto momentos semelhantes, venci e sei que foi a fé! Catarina quer vencer ainda. E vai! fiquem firmes, porque a fé e o amor vencem tudo! Um abraço a você meu amigo e as suas duas guerreiras. Estarei sempre com Catarina em meus pensamentos e orações. Aiii e como ela é lindaa!!! Que Deus Abençoe muito essa lindeza e a família de vocês, Patrícia e Romeu.

    ResponderExcluir
  9. Que texto maravilhoso Romeu e Patricia.A vida realmente é assim,um milagre.Deus faz coisas maravilhosas para surpreender a todos.Que Catarina seja feliz e muito saudável,pois guerreira já provou que é.Fiquei muito emocionado com suas palavras,pois quem tem filhas sabe a tristeza que é vê-las passar por provações como essa."O choro pode durar a noite inteira,mas a alegria vem pela manhã...." Que a Catarina seja muito feliz no lar,que ela cresça e leve tudo isso como testemunho em sua linda vida com voces pela frente.......Fiquem com Deus amigos............RICARDO CLARO

    ResponderExcluir
  10. Um tempo de treze minutos, a dor, a alegria, o renascimento, uma vida!
    Saúde e vida longa à Catarina. Alegria e bem estar à família, eternamente!

    ResponderExcluir
  11. Deus abençoe Catarina Hoje e sempre!
    Uma vida cheia de felicidades e Vitorias estão aguardando essa Princesa Guerreira!

    ResponderExcluir
  12. Caiu um paralelepípedo no meu olho... Vcs são guerreiros demais, Deus os abençoe 🙏 vida longa e cheia de saúde pra Catarina ♥️

    ResponderExcluir
  13. Deus é contigo menina valente.
    Deus abençoe Catarina.

    ResponderExcluir
  14. Chorando do lado de cá da tela! Com pais determinados e fortes como vc e a Patrícia, como a Catarina nasceria? Dando aula de força, determinação e vontade de viver! Uma vida cheia de saúde e surpresas maravilhosas para vcs! Quero conhecer essa guerreira dia desses!

    ResponderExcluir
  15. Deus está com vocês o tempo todo. Fé inabalável e um monte de esperança. Já deu tudo certo! Parabéns a mais nova família: Papai, mamãe e filhinha. Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  16. Seja bem-vinda guerreira Catarina. Chegou já fazendo história. Que sua vida seja plena de alegrias e boas aventuras.
    Romeu e Patrícia, paz e bem.
    Com amor, Paula.

    ResponderExcluir
  17. Uma guerreira, sempre pronta a vencer e a viver!!!

    ResponderExcluir
  18. Romeu que emocionante a vitória de todos diante de tudo o que aconteceu com a pequena guerreira Catarina. Estou feliz por vocês vencerem os 13 minutos e uma vida inteira pela frente. Um grande abraço para a família linda que se forma.

    ResponderExcluir
  19. Romeu!! Essa sua menina é guerreira! Deus abençoe a caninhada de vocês junto a esse anjo! Muito aprendizado pela frente e muito amor!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amor vence qualquer barreira. Essa já nasceu pronta para se amar, amar a vida e Vencer. Parabéns. Amo vocês! Tia Bela. ..

      Excluir
    2. Amor vence qualquer barreira. Essa já nasceu pronta para se amar, amar a vida e Vencer. Parabéns. Amo vocês! Tia Bela. ..

      Excluir
    3. Amor vence qualquer barreira. Essa já nasceu pronta para se amar, amar a vida e Vencer. Parabéns. Amo vocês! Tia Bela. ..

      Excluir
  20. Queridos, mesmo de longe acompanhei os momentos de vocês e pedia notícias aos ex-colegas da TV. Fiquei muito feliz e emocionada ao ler esse relato. A Catarina já é uma vitoriosa e vai continuar sendo! Beijo carinhoso aqui do outro lado do Atlântico. Saudades!

    ResponderExcluir
  21. Que vitória! Que Deus abençoe imensamente a Catarina

    ResponderExcluir
  22. Estou em lágrimas de emoção E me sentindo tao fraquinha diante dessa menininha tão forte! Catarina, mesmo sem saber ja esta renovando a fé e a esperança em ñós! Que Deus os fortaleça, desejo que Catarina tenha sempre os anjos de Deus conduzindo sua vida, e que seja muiiiio longa! Com todo amor e carinho que ela tem direito!

    ResponderExcluir
  23. Estou em lágrimas de emoção E me sentindo tao fraquinha diante dessa menininha tão forte! Catarina, mesmo sem saber ja esta renovando a fé e a esperança em ñós! Que Deus os fortaleça, desejo que Catarina tenha sempre os anjos de Deus conduzindo sua vida, e que seja muiiiio longa! Com todo amor e carinho que ela tem direito!

    ResponderExcluir
  24. Estou em lágrimas de emoção E me sentindo tao fraquinha diante dessa menininha tão forte! Catarina, mesmo sem saber ja esta renovando a fé e a esperança em ñós! Que Deus os fortaleça, desejo que Catarina tenha sempre os anjos de Deus conduzindo sua vida, e que seja muiiiio longa! Com todo amor e carinho que ela tem direito!

    ResponderExcluir
  25. 13 Minutos! Catarina venceu! Que história Romeu, foi milagre de Deus!

    ResponderExcluir
  26. Que lindo testemunho dessa princesinha Deus abençoe grandemente vocês

    ResponderExcluir